Saúde pública
UBS Bom Jesus retoma atividades, mas insegurança segue
Incêndio do último sábado foi criminoso e não tem relação com a rede elétrica; ações de vandalismo têm sido recorrentes no local
Jô Folha -
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, no bairro Areal, reabriu na manhã desta terça-feira (19), após começar a semana de portas cerradas em decorrência de um incêndio no final de semana. O setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde realizou revisão na rede elétrica, isolou alguns pontos para evitar sobrecargas e liberou a Unidade para retomar as atividades. Entre funcionários, entretanto, ainda repercutia a dúvida sobre a existência ou não de danos.
"Não se sabe se afetou a elétrica do posto", afirmou a coordenadora da UBS, a enfermeira Cristiana Reis. "Acho que vão revisar os disjuntores". Os aparelhos de ar-condicionado que exigem mais do sistema elétrico, por exemplo, não foram ligados. O odor de fuligem acaba por gerar insegurança. As chamas do último sábado, entretanto, não envolveram nenhum curto-circuito. O fogo foi criminoso.
Quem identificou o sinistro foram os vizinhos, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Um homem que tem circulado pelo local, já tomou banho na caixa d´água e rebentou uma grade, seria o autor do incêndio. Ele teria arrombado a sala dos fundos - onde são depositados os resíduos contaminados - para atear fogo. "Ele vem vandalizando. E prendeu fogo de propósito", sustenta a coordenadora. O ambiente, isolado, ficou destruído. A estrutura da UBS, todavia, não teria sido afetada - garante a equipe da Manutenção.
Apoio da comunidade
A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Pelotas, Luciana Soares, faz apelo à população para que denuncie qualquer situação suspeita nas imediações do prédio. "Quando a UBS Bom Jesus precisa fechar, por não ter condições de atender, todos perdem, mas principalmente a comunidade que precisa tanto desse serviço", enfatiza. Ao mencionar os recorrentes casos de vandalismo, Luciana lembrou o pedido à Guarda Municipal (GM), para que o policiamento do entorno seja mantido. E admitiu que, mesmo com as ações preventivas, a Unidade - referência a 12 mil moradores - pode ser alvo de vandalismo novamente.
Em fevereiro de 2018, outro incêndio
A madrugada de 15 de fevereiro de 2018 foi cortada pela notícia de arrombamento e incêndio. Informações extraoficiais, na época, davam conta de que dias antes, vazamentos de água em tomadas do prédio indicariam problemas na rede elétrica. Um outro curto-circuito também já teria sido registrado na mesma tomada que voltou a dar problema na Sala da Administração, onde disparou o alarme. Materiais como agulhas, sugadores e anestésicos nos consultórios odontológicos tiveram de ser descartados devido à fuligem que se espalhou por vários cantos. De prateleiras a gavetas.
Reforma na rede
Em março do ano passado, a UBS Bom Jesus também suspendeu atendimentos. Desta vez para realizar reforma e ajustes na rede elétrica. A Unidade, reinaugurada em 24 de janeiro de 2015, chegou a ser considerada modelo à rede básica; a primeira da Rede Bem Cuidar em Pelotas.
Farmácia Distrital reabriu nesta terça
Depois de permanecer sete meses fechada, a Farmácia Distrital que funciona junto à UBS Bom Jesus voltou a operar. Em setembro de 2021, o local foi atingido por estragos provocados pelas chuvas. O telhado, então, passou por reparos e, desde esta terça (19), a cidade passou a contar, mais uma vez, com seis distritais - incluídas as localidades Virgílio Costa, Lindoia, Guabiroba, Navegantes e Simões Lopes -, além da Farmácia Municipal.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário